Como consultar a situação do seu veículo em SP

O estado de São Paulo é o responsável por aplicar e receber o IPVA SP. Este é um imposto obrigatório que é cobrado anualmente para todos os cidadãos que possuem um veículo circulando pelas vias e rodovias do estado. Portanto, quem tem um automóvel não está isento ao pagamento do mesmo.

Todos os anos, esse imposto recai sobre carros, motos, caminhões e vários outros tipos de veículos que estão registrados em São Paulo. A data certa para pagamento é estabelecida de acordo com o último dígito da placa do veículo, mas não se preocupe, pois o Detran organiza com antecedência para poder fazer o recebimento dos valores.

No site do Detran SP são disponibilizadas ótimas informações que o cidadão precisa saber sobre o imposto, e para informar ainda mais os motoristas paulistas, separamos no artigo abaixo ótimas dicas sobre como consultar IPVA São Paulo e como realizar o pagamento do mesmo. Confira abaixo!

Veículos no estado de São Paulo

Veículos no estado de São Paulo

O que é o IPVA?

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA SP) é um tributo obrigatório e anual. Além disso, trata-se de um imposto estadual e que tem data fixa para ser pago. Quem não efetua o pagamento dentro do prazo acaba perdendo o desconto e ainda fica sujeito aos juros pelo atraso.

O IPVA pode ser consultado pela internet diretamente no site da Secretaria da Fazenda que é o órgão que vai recolher os valores juntamente com o Detran do respectivo estado. Se você tem algum veículo que está registrado não estará isento do imposto, portanto não deixe de estar verificando as informações sobre o seu carro ou moto.

Existem duas formas de efetuar o pagamento IPVA SP e pode ser que o estado mantenha as mesmas características para o próximo ano. Cabe ao cidadão verificar as informações atualizadas para o ano vigente. Veja elas mais abaixo.

Saiba quais Carros Flex com IPVA menor no Rio de Janeiro.

IPVA SP

IPVA SP

Como consultar o valor

Para que você tem acesso à situação do seu veículo é necessário entrar no site da Secretaria da Fazenda e fazer a consulta IPVA. Ela pode ser realizada de forma simples e rápida e sem nenhum tipo de custo. Para não ter dúvidas, deixamos as instruções abaixo para que você possa executar corretamente a consulta:

  • Passo 01 – Primeiramente acesse o site da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo www.ipva.fazenda.sp.gov.br.
  • Passo 02 – Após a página carregar, o cidadão deverá informa número do Renavam, placa do veículo e código de segurança.
  • Passo 03 – Feito os dois passos acima, basta consultar todos os débitos pendentes de seu veículo.

É importante que o cidadão saiba que o sistema só consegue retornar os dados verídicos, a partir do momento em que o preenchimento das informações é feito de forma correta. Tenho muita atenção quanto a esse detalhe.

Reply