Como Solicitar o Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores

O Seguro DPVAT, ou, seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via terrestre, foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito tanto causados em vias de asfalto ou vias de terra. Ele é um seguro obrigatório, garantindo assim que todas as vítimas envolvidas em acidentes de trânsito em todo território Brasileiro sejam amparadas, sejam elas passageiros, pedestres ou motoristas.

A Seguradora Líder é a responsável pela administração do seguro DPVAT e orienta os cidadãos por meios de linhas telefônicas SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou através do site na internet. Vale lembrar que a indenização pode ser solicitada por algum familiar ou pela própria vítima (caso a mesma tenha condições), para isso basta se dirigir a alguma Companhia Seguradora e apresentar todos os documentos necessários, conforme o tipo do acidente.

Se você foi vítima de acidentes ou é beneficiário de alguma vítima fatal, leia agora ao artigo abaixo e confira como dar entrada no Seguro DPVAT, quais os documentos necessários e locais onde você deve dar entrada no seguro.

Como Solicitar o Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores

Como Solicitar o Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores

Documentos necessários

São exigidos alguns documentos quando o interessado deseja dar entrada no Seguro DPVAT, esses documentos são encaminhados para uma análise da solicitação de indenização. Se você é uma vítima de acidentes de trânsito, confira quais são os documentos necessários:

  • Boletim de ocorrência policial, original ou a cópia do mesmo;
  • Relatório de atendimento feito pelo corpo de bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, SAMU ou outro órgão de atendimento (Se no momento do acidente não foi feito o registro policial);
  • RG ou CNH da vítima;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Boletim de atendimento médico hospitalar e se for o caso, é necessário um relatório de um dentista, se a vítima tiver lesões desse porte.

Se a solicitação do DPVAT 2020 for feita pelos beneficiários e as despesas estiverem no nome da vítima, será necessário apresentar comprovante de todas as despesas originais e com especificações do período de atendimento. Além disso, é preciso preencher uma autorização de pagamento, que pode ser encontrada direto pelo link:

Mas, se for uma terceira pessoa que pagou as despesas, é exigido apresentação, além da comprovação das despesas médicas, todos os documentos pessoais das vítimas. Caso você ainda tenho dúvidas e precise mais informações sobre documentação de vítimas específicas, confira pelo link:

Vale lembrar que todos estes procedimentos podem ser realizados através de dispositivos móveis como celulares, tablets e ipads, basta que que o usuário esteja conectado a alguma rede de internet segura.

Acidente de Trânsito

Acidente de Trânsito

Onde dar Entrada no Seguro

Você deve procurar os pontos de atendimentos do Seguro DPVAT em seu Estado pra saber onde dar entrada para pedir a indenização. O link direto do site do Dpvat 2020 (www.dpvatsegurodotransito.com.br/pontos-de-atendimento-autorizados.aspx) você pode encontrar todos os postos de atendimento do lugar desejado, basta clicar em cima do Estado desejado.

Nas cidades de interior, os Correios são o ponto oficial de atendimento. Nas capitais, além dos Correios você também entrar em contato com o Detran do Estado.

Reply