Consulta CNH MG 2021: Tipos de Consulta, Consulta Pontos CNH

A CNH é o documento que formaliza o direito de dirigir, desta maneira ele é documento que possui correlação com todos os dados necessários ao registro do cumprimento das leis de trânsito e a ela ficam registrados os dados de cadastro do condutor e autuação referentes ao não cumprimento da legislação. Para que o condutor possa acompanhar a situação de sua CNH, o DETRAN disponibiliza em seu site consultas aos dados cadastrais do condutor, vinculação de veículo à CNH, vigência e autuações decorrentes de infrações de trânsito para que as devidas providências sejam tomadas e o condutor possa manter seu documento em situação regular. Confira abaixo como realizar a Consulta CNH MG.

Consulta CNH MG

Consulta CNH MG

Consulta CNH MG

Para que o condutor tenha acessos aos dados vinculados a sua CNH em Minas Gerais é importante que realize o cadastro inicial no site do DETRAN onde serão solicitados os seguintes dados: CPF, número da habilitação, e-mail de contato e criação de senha.

Ao acessar seu cadastro, o condutor terá acesso às informações vinculadas à sua CNH, tais como: endereço para comunicação com o DETRAN, veículo em que se registrou como condutor principal (caso haja), data da primeira habilitação, telefone de contato, data de nascimento, CPF e carteira de identidade. Tais informações permitem que o condutor acompanhe as formas de contato descritas e a regularidade dos documentos vinculados ao seu documento.

Consulta CNH MG

Consulta CNH MG

Tipos de Consulta

A consulta de CNH viabiliza que algumas outras consultas, além do cadastro, sejam disponibilizadas para acompanhamento do condutor. Os itens disponibilizados para consulta a partir da CNH são:

  • Situação da CNH: Regular; Vencida, Ativa e Suspensa;
  • Situação do Veículo: regularidade do pagamento da tributação relativa (para tanto o condutor deverá disponibilizar o RENAVAM e o CHASSI do veículo relacionado à CNH – IPVA, DPVAT e Licenciamento), tipo de infrações e pontuação referente às infrações;
  • Pontuação da CNH (número de pontos e descrição das infrações).

Consulta de Pontos da CNH

A consulta à pontuação da CNH permite que o condutor verifique se existe suspensão de seu direito de dirigir. Para que a CNH continue válida é necessário que a pontuação da CNH seja inferior à vinte pontos.

Os pontos relacionados à infração são descritos nas leis de trânsito considerando sua gravidade e a data de sua ocorrência marca o período inicial em que serão contados doze meses consecutivos em que sua pontuação na CNH ficará ativa, após este período estes pontos expiram.

Você precisará seguir os seguintes passos para consultar os pontos referentes à sua CNH:

  • Acessar o site do DETRAN MG;
  • Selecionar a aba “Habilitação”;
  • Preencha os seguintes campos: “Tipo de CNH”, “Número de Registro da CNH”, “Data de Nascimento” e “Data da Primeira Habilitação”;
  • Selecione o botão “pesquisar”.
Consulta de Pontos da CNH

Consulta de Pontos da CNH

Ao final desta pesquisa serão listadas as infrações que estão registradas na CNH e a data de sua vigência. Além deste ponto será descrito a qual veículo se refere à infração, podendo ser um veículo que conste vinculado ao número da habilitação ou uma multa decorrente da indicação do condutor de um veículo que não esteja relacionado à CNH, mas que autoria da infração tenha sido transferida pelo condutor.

É importante ficar atento a somatória de pontos e a gravidade das multas, pois mesmo multas com pontuação inferior a vinte podem resultar em medidas administrativas para a renovação futura do documento.

Reply